07/10/2011

OS PAIS

 Silvio Marques

Na cultura japonesa a expressão “os pais”, escreve-se com ideogramas (ilustração abaixo) cujo significado é: “em pé, em cima da árvore, vê longe”. Essa sabedoria é na verdade universal. Os pais, por terem vivido mais tempo do que os seus respectivos filhos entende-se que já estejam nos galhos mais altos da “árvore do conhecimento”. E assim, a sua visão de vida é bem mais ampla, podendo, conseqüentemente, passar sábias informações aos menos vividos, sobre os possíveis perigos que correm.

Bem aventurados os filhos que humildemente aceitam, ou que pelo menos levam em consideração as observações dos seus pais. O timoneiro prudente, para não comprometer seu destino consulta sempre o gajeiro, que lá de cima da gávea do veleiro tem visão privilegiada, e que lhe fornece prévias informações norteando a sua viajem com mais segurança pelos misteriosos caminhos oceânicos.

Quantos são, infelizmente, os jovens que estão com suas “embarcações” da vida comprometida, pela imprudência de não ter ouvido aos mais vividos.

Todo mundo deseja ardentemente um guia que o leve o mais rápido até o local de uma festa; todos desejam um mapa que lhes aponte um rico tesouro. Porque então não se curvam e reverenciam essa Divina Guia que são os Pais? Porque não herdam logo esse mapa da sabedoria que de direito lhes pertence? O conhecimento que os pais adquiriram, hoje é mais para herança dos filhos do que para serem utilizados consigo mesmo. No presente eles vivem novas experiências que no futuro se transformarão, também, em patrimônios desses mesmos filhos. E as experiências desses, serão patrimônios dos seus.

Mesmo que os pais não tenham trilhado um bom caminho, ainda assim estão em cima da árvore. Ainda assim, ou exatamente por isso, poderão sinalizar talvez desesperados, dizendo____ “Não venham por aqui, queridos filhos! Eu fui enganado! Iludi-me com as fantasias da vida! Deixei-me levar pelos encantos dos prazeres! Por favor, ‘virem à direita’! Sigam o caminho da Luz”!

Só existem afinal dois caminhos, queridos filhos do mundo inteiro! O bom e o mal. Os pais, em qualquer situação que estejam podem apontá-los. E mesmo que eles não o façam; simplesmente observem-nos. Você saberá escolher o melhor.

De qualquer forma; para o seu bem, agradeça sempre:

         Muito obrigado, meus queridos Pais!


Nenhum comentário:

Importantes informações

  Nota de agradecimento e importantes informações aos Leitores e                              seguidores deste Blog em todo o planeta. Ess...