14/10/2011

Uma Questão de Fé

Silvio Marques

No dia 21 de agosto de 2005, domingo, no programa “Fantástico”, da Rede Globo de Televisão; foi veiculada uma matéria a respeito de uma experiência sobre auto-sugestão.
Os experimentadores aplicavam pequenos impulsos elétricos em alguns voluntários, os quais sentiam essas descargas de acordo com o que lhes foi sugerido. Entretanto, os impulsos eram exatamente da mesma intensidade.
Os voluntários haviam sido divididos em dois grupos. Cada grupo recebeu um tipo de comprimido colorido e adocicado. A um deles foi ministratado os comprimidos de cor amarela, e lhes foi informado que estes teriam a função de amenizar o choque. Ao outro forneceram comprimidos de cor marrom, que teria a função de, ao contrário, intensificar a sensação do choque. Porém, os voluntários não sabiam, mas esses comprimidos eram na verdade, apenas uma mistura de açúcar, farinha, e seus respectivos corantes.
O universo humano é a materialização do universo mental. É, conforme você crê. Teria na experiência acima alguma diferença com o que Jesus Cristo disse quando afirmou “Seja-te conforme credes”? Haveria alguma diferença, também, com o que disse Sakiamuni Buda ao anunciar ao mundo “Tudo é projeção de sua mente”? Ou será que foram os dois quem interferiram no experimento acima?___ Acho que não! Penso que ambos tem mais o que fazer.
A sensação de dor forte ou fraca foi uma reação natural de cada um dos voluntários, de acordo com sua sincera expectativa, considerando o que lhes foi informado. Assim, podemos então afirmar que a sensação de cada um foi de acordo com sua crença; de acordo com que eles acreditavam que fosse. Um dos grupos assumiu como verdade absoluta a idéia de que o comprimido amarelo atuaria como um “amortecedor”; na mesma proporção de fé em que o outro concebeu a idéia de que o comprimido de cor marrom intensificaria a potencia, sendo bem maior o choque elétrico. Consequentemente o que se viu na tela foi que os voluntários do grupo que ingeriu os comprimidos amarelos, ao receberem a descarga reagiram apresentando um leve estremecimento, e a seguir, sorriam graciosamente. Os voluntários do outro grupo, entretanto, davam gritos, faziam caretas, se contorciam, e só sorriam algum tempo depois quando se sentiam aliviados.
Isto me fez lembrar aquele velho truque que os professores que ensinam a andar de bicicletas utilizam para nos encorajar. Eles afirmam categoricamente que estão segurando a bicicleta enquanto pedalamos. Sentindo-se seguros anulamos o medo de cair. Sem medo de cair, pedalamos confiantemente. E é pela ação deste impulso que naturalmente o equilíbrio se faz presente. O que se precisa, portanto, é fé e ação. Para que tudo nos aconteça favoravelmente é preciso apenas confiar e promover o primeiro movimento.
É assim que se materializam os nossos pensamentos. Precisamos acreditar que estamos sempre protegidos, sempre orientados por uma sabedoria suprema, e assim, com fé, darmos impulso aos nossos projetos. A verdade anunciada por Jesus, falando em nome de Deus que diz “Faça que te ajudarei”, vem confirmar tudo isto.
A bem da verdade, se observarmos com um pouco mais de atenção concluiremos que Deus já fez a parte Dele. Por isso se diz que “Tudo já foi dado”. Somos herdeiros de todas essas coisas.
No exemplo do aprendizado de andar de bicicletas, precisamos apenas por o veículo em movimento. O equilíbrio conseqüente Deus já concedeu desde o “inicio” dos tempos. Para que tudo se concretize precisamos apenas fazer a nossa parte. O sucesso comprovará a nossa fé; na mesma proporção em que o insucesso comprovará a nossa desconfiança, a nossa insegurança. Ou seja, a falta de fé.
Deus está a todo instante ”segurando nossa bicicleta”... E nunca esta fingindo.
Creia!

Nenhum comentário:

Importantes informações

  Nota de agradecimento e importantes informações aos Leitores e                              seguidores deste Blog em todo o planeta. Ess...