Silvio Marques
Esta fábula eu tive a grande satisfação de ouvir certa vez durante uma palestra. Ela é realmente muito bonita e expressa claramente o que vem a ser o “céu” tão falado nas organizações religiosas (embora tão pouco compreendido por eles mesmos). E também configura uma autêntica imagem do que vem a ser “inferno” em contraposição ao citado Céu.
A FÁBULA
Certo dia um monge estava sentado numa discreta elevação à beira de uma estrada a meditar. Subitamente apareceu à sua frente um arrogante e insensível samurai. E, sem nenhum cumprimento ou introdução, interrogou rispidamente o monge, despertando-o de sua profunda meditação:
_____ Me diga você! _____ disse grotescamente o samurai_____ O que é o céu e o que é o inferno?
O monge então, com sua habitual serenidade, pensou um breve momento, abriu os olhos e disse-lhe:
_____ O que vai adiantar eu explicar o que é o céu e o que é o inferno para uma pessoa tão grosseira e violenta como você?
Tomado por intensa ira, o samurai, sentindo-se ofendido, puxou velozmente e com grande maestria a sua espada e desferiu-a na cabeça do monge com a intenção de abri-la ao meio. Porém, antes mesmo de dar o kiai (grito de ação) ele parou a lâmina a milímetros da fronte do monge, e estremecendo bradou raivoso:
_____ Porque você disse isto?
E o monge, impassível e sereno, respondeu apontando-lhe o seu descontrole:
_____ Eis aí o inferno!
O samurai, então, tocado pela sabedoria e sentindo a amorosa intenção do monge; guardou a espada; caiu de joelhos, e reverenciou o sábio homem.
E ao levantar a cabeça, o monge, com estrema doçura lhe disse apontando sua humildade:
_____ Eis aí o céu!
__________________ ooo __________________
A fábula em si termina aqui. Entretanto, ao dizê-la certa vez para alguns amigos, um deles, talvez tentando fazer graça, comentou com certa ironia ao final da fábula:
_____ É! É tudo muito bonito! Mas, e se o samurai tivesse enfiado a espada na cabeça do monge?
Então eu lhe disse:
_____ Pode ter certeza, Querido! O monge continuaria vivo no céu em que já vivia! E o samurai, esse continuaria morto enclausurado no inferno que carregava consigo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário