10/07/2018

A Raposa e a Doninha


Silvio Marques

Será que neste mundo há pessoas que se acham muito espertas? Penso que não! "Se houvessem", certamente pensariam que ao enganar os outros estariam sendo muito inteligentes e vencedoras. 

Vamos refletir nesta fábula: 

Num remoto tempo, nos bosques de Viena, havia uma cidade bem povoada por diversos tipos de animais. Todas as estruturas que nós, os humanos, hoje possuímos em nossas organizadas e civilizadas comunidades, eles também possuíam.

Certo dia, numa fila de atendimento médico, chegou uma Doninha para fazer avaliação médica. Ao avistar uma longa fila ela abordou a Raposa, ultima da fila, dizendo:

___ Dona Raposa você poderia deixar eu passar na sua frente? É que até esta hora eu ainda não me alimentei; estou fraca; não consigo nem ficar de pé!






A Raposa bondosa, então, disse amorosa e compreensiva:

___ Sim! Por favor! Pode passar!

E, compadecida, foi abordando a todos os demais que estavam também à sua frente, intercedendo em favor da "coitada Doninha".

Disse o Gato concordando: Sim! Pode passar!

E assim também fez o Leão, a Tigresa, a Cobra, o Jacaré e o Leopardo.

Depois que a Doninha foi avaliada e se retirou; a Pomba, que a tudo via, desceu e disse:

___ Vocês foram passados para trás! Vocês foram enganados! Toda vez que ela vem aqui, vem com essa mesma conversa!

Os animais ficaram revoltados e se voltaram para a Raposa. 

___ Viu? Ela te enganou e você fez todos nós sermos enganados também!

Mas, a sábia e bondosa Raposa, disse: 

___ Ninguém nunca engana ninguém! Somente conseguimos enganar a nós mesmos! Em momento algum eu servi àquela Doninha! Toda a manifestação de Amor ao próximo que dou é Amor de Deus que se apresenta através de mim! Aquele a Quem eu sirvo trará, naturalmente, todos os créditos possíveis e necessários para a minha vida! Assim são as Leis!

E continuou:

___ Está “no livro”: Aquele que tem (pra dar) muito mais lhe será acrescentado! E aquele que não tem, mais ainda lhe será tirado! (Mat.13:12).

                     *********************
Também penso assim. Entendo que somente “animais irracionais” podem ter sentimentos destituídos de Amor como essa doninha.

                  *********************

OBS: Na verdade essa fábula foi extraída de uma situação real que vivenciei no Hospital Dório Silva na cidade de Serra/ES.

Nenhum comentário:

Importantes informações

  Nota de agradecimento e importantes informações aos Leitores e                              seguidores deste Blog em todo o planeta. Ess...