22/12/2011

É preciso ressuscitar.

Silvio Marques

            O mundo precisa urgente ressuscitar. Grande parte da humanidade está morta; assassinada pelo cajado das crenças e orientações religiosas primitivas. Alguns desses conceitos, outrora necessária e grata iniciação, hoje são mais vírus do que benditos solventes (*). Quase tudo o que os religiosos oferecem hoje (conscientes ou não) são analgésicos; lenitivos para tornar mais suportáveis as dores que o mundo diz ter. E essa gente jamais se curara de verdade; porque tais dores é a própria vida delas. Saúde e paz parece utopia. Quem as tem parece que vive uma vida sem graça; porque as pessoas felizes não disfarçam, mas também não propagam a sua graça. E nem tem muita gente com bons olhos e ouvidos para ver e ouvir. Assunto interessante é a desgraça (própria ou alheia). Isto todos se apressam para anunciar (e para ouvir também). Muitos querem piedade, pois justifica os seus insucessos.
            O mundo não sabe ser feliz. Ser infeliz é que parece ser natural. Porisso as religiões existem. Se o mundo fosse feliz, nele não haveria religiões; na mesma proporção em que não existiriam médicos sem doentes. As pessoas precisam ter problemas para poder ter o direito de falar com Deus. Assim é que tem sido; é assim que elas pensam que é. Parece que Deus fez tudo errado; mas a ciência e as religiões estão aí para consertar.
O mundo é doente porque quer ser, ou aceita ser. Porisso tem mesmo que pagar os absurdos “dízimos e as ofertas” para os “médicos do espírito” (que dizem ser para Deus). Mas eu bem que acho que deva ser pago mesmo. Acho justo que se pague pelo que se usa. E enquanto isto eles vão enriquecendo com a sua dor (que nunca acaba) e a sua esperança (que nunca termina porque nunca chega o que se espera).
            A fé é vendida; a oração é comprada. Consequentemente, para se ter um pouco de paz é preciso pagar. Mas essa “paz” vendida é como um bilhete para assistir um filme. É ficção. A fita logo acaba e você tem que comprar outro bilhete.
            Chega a ser ridículo ter que falar em Deus todos os dias para lembrar que Ele existe e te protege. Bonito é saber a todo instante que você é Filho do Amor e da Justiça, e que deve promovê-los ininterruptamente em teus atos. Se você não faz isso: eis aí o germe da sua infelicidade, da sua doença, da sua miséria. E é só!
            Você não é feliz porque não se alimenta de bondade e amor; se alimenta de perdões, porque erra a toda hora. Mas o perdão que você pede não é um solvente como o perdão que você dá. Muitas vezes ele é só um antiácido para a sua “má digestão espiritual”. Muitas vezes se pede perdão da boca pra fora, para se livrar do peso na consciência. Porisso você fica mal nutrido do espírito, fraco e infeliz. E é aí que, para compensar essas insatisfações, parte em busca de prazeres ou dessas orações pecuniárias acima ditas. Dessas orações que parece que já vem com um interruptor: Você liga, ora, e depois desliga porque você tem mais o que fazer.
            E bem pior é quando encontra alguma satisfação nos prazeres; porque aí é que você eterniza a sua infelicidade, iludido com os analgésicos que os prazeres também são.
            É assim que tem sido o mundo. Iludidos com os prazeres ou iludidos com os “enredos dos filmes” que algumas igrejas oferecem.
            Você precisa das orações das igrejas porque não se sente ligado a Deus. As igrejas se iludem (e se ilude o povo) entendendo que lá é a casa de Deus. ____ Na realidade a Abençoada Casa de Deus sempre foi e sempre será o teu próprio existir, Amigo! Viva Deus (indo a igreja ou não)! Ame verdadeiramente! Sinta-se o Filho Unigênito que você É! “O Reino de Deus esta dentro de vós”!
            Quanto mais você se agarrar aos seus santinhos ou patuás, mais distante estará de Deus! Porisso mesmo é que precisa das “lembrancinhas Dele”! Quanto mais você necessitar das igrejas, mais alto é o seu grito de dor! ____ Afinal, somente os doentes vão às farmácias.
            Freqüentar as igrejas não é buscar graças. Não deveria ser. Freqüentar as igrejas deve ser uma celebração à Vida; ou uma suave “visita” de agradecimento. ____ Se é que você não sabe fazer isso em outro lugar.
            O mundo não vai à igreja por amor a Deus (ou ao “senhor”, como dizem os cristãos). ____ Cegos! ____ A muitos desses quem lhes impõe a igreja é aquele a quem tanto temem. Satanás faz de seus medos o seu próprio parto. Aflitos, correm para elas (as igrejas) para se livrarem do que elegeram como inimigo. ____ É inútil! ____ Seu temor é que é o seu inimigo. Satanás, ilusão criada à imagem e semelhança de seus medos, é trevas. Deus é Luz. A luz e as trevas não co-existem. ____ Despertem! ____ Onde há Luz, não há trevas.
            Poderá alguém dizer: Jesus admitia que fôssemos pobres mortais; pois nos ensinou “... peça e ser-vos-á dado; batei e abrir-se-vos-á”. Mas eu digo que, se foi isto mesmo o que ele disse; se as traduções estão mesmo corretas, ainda assim não tenho duvidas de que ele não nos considerava miseráveis (pobres mortais). Mas sim, Ricos proprietários do Reino. O “pedir” a que Jesus pode ter se referido, não teria o significado de “solicitar o que não se tem”. Mas sim, “plantar as sementes que possuímos dentro de nós mesmos para multiplicar as nossas riquezas”. Peça Amor, plantando Amor. Peça que o mundo lhe seja justo, plantando a justiça. Peça com atos, com obras. A resposta é imediata; é pronto atendimento. Você não é herdeiro de Deus como afirmam. ____ Tu és a própria Herança, a própria Riqueza! Tua Vida é que é o próprio Reino!
            Por fim, devo dizer-lhe: Se você me entendeu, por favor, não me considere seu Mestre! Somos apenas viajantes na mesma estrada caminhando na mesma direção! Entretanto, se você me entendeu, com certeza, ressuscitarás!
(*) Solventes: soluções; cura; solvência; quitação.

16/12/2011

ONDE ENCONTRO A PAZ?

Silvio Marques

          Ainda que isso possa incomodar o raciocínio de alguns pensadores e missionários religiosos, não posso me furtar de transcrever, com muita humildade, parte do dialogo que tive com certo Elevado a respeito de Paz. É que eu chamo isto de “revelações”; mas quando se usa esta expressão, as concepções da maioria desses religiosos impõem muitas limitações. Sorte que estas limitações se estendem apenas até a fronteira de suas mentes e de seus seguidores.
Este que aqui sito como Elevado, em outras instancias chamo de Mestre. Porque não?
*********************************
Transcrição

            ____ Mestre, saudações! Eu gostaria de lhe falar sobre um tema fundamental em nossa vida! Em primeiro lugar quero lhe dizer que venho tendo a gratíssima sensação e a grande Benção de ter “descoberto” a Paz que a humanidade tanto procura! ____ Sinto até que eu poderia falar disto às pessoas e conduzi-las a encontrá-la também! Entretanto, gostaria que elas ouvissem de você a respeito deste tão essencial e almejado tesouro!____ Você poderia nos falar sobre a Paz? O que é? Como encontra-la?
____ Filho, muito já lhe falei sobre a paz nestes diálogos (*)! Mas tudo o que lhe falei foi baseado em meus conhecimentos e na sabedoria que me permeia!____ Nada, porem, é mais substancial e envolvente do que um autêntico testemunho de uma experiência vivida mais recentemente!____ Eles entenderiam melhor a você que é um testemunho vivo! Se aconteceu com você, pensarão eles... “Pode acontecer comigo também”. Aponte-lhes, pois, o caminho! ____ e disse____ A propósito! Seja bem vindo ao Paraíso, Querido!

Fiquei algum tempo refletindo.  Questionava-me como iria abordar este tema para as pessoas. Daí, lembrei-me que dias antes houvera falado com a minha esposa exatamente a respeito disto. ____ Como pude esquecer?

Então disse ao Mestre:

            ____ Mestre, dias atrás estive falando com minha esposa sobre este tema! Agora estou pensando que este dialogo, provocado por uma foto de jornal, pode ter sido obra da Providencia!____ Em linhas gerais eu havia dito assim para ela:
“Amor, eu sou um homem muito abençoado! Eu sou possuidor do tesouro mais almejado pela humanidade! Eu sinto tanta paz em mim, que as questões do dia a dia não me assustam! Muito menos me angustio com o que possa vir a acontecer! Nada, alias, me assusta! Venha o que vier que eu estou pronto para resolver! Esta é a sensação serena que tenho! Não se trata de uma sensação desafiadora! É uma sensação de muita segurança interior! Esta paz que eu sinto é como uma fortaleza”!

            E ela me disse, concordando, talvez displicentemente:

            ____ Eu também tenho muita paz!

            Mas o meu comentário a seguir certamente lhe fez pensar que devesse refletir mais sobre a paz que sentia.

            ____ Eu sei que você esta em paz, sim, Amorzinho! Mas não é desta paz que eu estou te falando! Não é de uma paz que depende do outro ou das circunstancias! Não é uma paz familiar ou de relacionamento! É paz que transcende tudo! Ou melhor; nem existe o “tudo”! Só existe a Paz!

            Lembro-me que, a partir daí, passei a falar como que discursando.

            ____ As pessoas pedem paz a todo instante; em todas as nações, em todas as culturas, em todos os tempos! Pedem explicitamente em grupos; individualmente consciente, ou até inconscientemente! Todo mundo procura a paz! ____ Mas, como é possível procurar o que não sabem reconhecer? ____ As pessoas procuram paz; mas sem saber direito o que ela (a Paz) é de fato! Pensam que paz é não ter problemas ou dificuldades! ____ Uma pessoa que não tem nada para resolver ou enfrentar, não quer dizer que esteja em paz! Este é, aliás, um poderoso vírus da depressão! Seria isso sinônimo de paz? ____ A paz já existe em nós desde o principio! O que encobre esta paz interior é, acima de tudo, o sentimento de culpa! ____ A violência urbana, a corrupção, as desigualdades, a falsidade da sociedade civilizada acabam por atrair para si o debito pela falta de paz das pessoas! Mas a paz verdadeira esta acima de tudo isto! A Paz permanece apesar disto! Esta é a grande diferença!

            Minha esposa só ouvia. As vezes eu pensava que ela houvesse adormecido. Mas mesmo assim eu prossegui.

            ____ Toda a humanidade esta apenas há um passo da Paz! E nem precisa sair do lugar para alcançá-la! Mas é fundamental que dêem este “passo”! ____ Gostaria de gritar ao mundo o quanto é próximo o Paraíso! ____ Lembro-me de Jesus dizendo aos seus discípulos: “O Reino de Deus esta próximo”. Infelizmente pensavam (e ainda pensam) que “próximo” se tratava do fator tempo. ____ Este tesouro tão cobiçado é tão simples de ser apropriado! A regra é tão simples! O passo é tão simples!____ A formula é esta: “Cada passo meu; cada ato meu; cada palavra ou pensamento tem de servir para edificar o outro e ao mundo como um todo.” Este é o “passo”! Esta é a minha formula!____ Não faço nada por obrigação de fazer! Não faço nada por educação ou responsabilidade! Não respeito as Leis pelas Leis! Tudo faço em nome de Deus! Por Deus! Para Deus! Tudo! ____ Este é o meu conselho!

            ____ Mas aí, Mestre, a minha esposa já dormia! Bem me lembro!

            Escrevi tanto que pensei que o longo silencio do Mestre pudesse ser um sinal de que ele houvera “ido embora” (ou adormecido também... rrsss). Mas ele estava ali. E disse-me, então:

            ____ Sim, Filho, este é um caminho muito simples! Se um abacate oferece ao mundo os nutrientes naturais que possui, ele será reconhecido como abacate! Assim como as cenouras, os legumes e os grãos! Se tentarem oferecer outras substancias que não são suas originariamente, serão, provavelmente, reconhecidos como uma coisa estranha, esquisita; ficarão irreconhecíveis! ____ Se um homem oferece amor em todos os seus atos, ele será reconhecido como uma manifestação de Deus! Homem Deus! Esta é a nossa Verdadeira Identidade! O Amor é a nossa verdadeira substancia!____ Querido, você vive nesta Paz porque você encontrou a sua Imagem Verdadeira; a sua Verdadeira Identidade! Parabéns! Seja bem vindo ao Céu!

            E eu, com muita emoção, não consegui nada mais escrever, então.

*********************************

          Este foi parte do dialogo que tive com aquele Elevado. Entretanto, algum tempo depois falando com alguns amigos a respeito disto, disse uma frase que, devo concordar, aparentemente tem a cara do “contra-senso”. Disse-lhes naquela oportunidade, com muita naturalidade e confiança:

          ____ Podemos ter paz em plena guerra! Qualquer guerra!        

          E os meus ouvintes, embora sem anunciar nenhuma palavra, deixaram muito claro em seus olhares que estavam clamando por melhores explicações.

          ____ Sim!____ prossegui____ Podemos ter paz em plena guerra! Podemos, por exemplo, estar no meio de um grande conflito, por obrigação de estar, por patriotismo, por questão de cidadania, etc. Mas isso não quer dizer que foi você que o construiu. Por isso você pode se manter em paz. Você deve até ficar muito orgulhoso disto.____ Dependendo das circunstancias do momento, ainda que você possa estar sentindo muito medo da morte, o seu sentimento de paz será maior.____ Mas para isto você devera ter chegado diante desse conflito em paz. Se você já não estiver em paz quando chegar diante dele, todos os seus outros infortúnios se juntarão a ele; e isto é que deve ser chamado: inferno.

 (*) Titulo de uma serie de diálogos (entre ele e eu), que, se publicado, chamar-se-á: Diálogos do Céu.

09/12/2011

Onde encontro o Céu?

Silvio Marques

Então, certa vez alguém me perguntou ____ Onde encontro este Céu de que você tanto fala? Ando muito a procura dele! Na verdade acho que é o que todo mundo procura, consciente ou inconscientemente!

E então lhe respondi ____ O Céu é Luz! É um estado de Espírito! Uma sensação de Graça! Uma espécie de Certeza, de Segurança! É interior, é dentro! Não é um lugar que você possa ir! Nem mesmo um “lugar que se possa procurar”! Ao contrario, é ele que deve te seguir! ____ Você também nem precisa desejar esse Céu! Ele já é seu; ele já lhe pertence desde o principio! Este Céu de que eu falo está implícito em seu existir! 
Se você deseja muito a luz, olhe para o sol durante um breve tempo! Haverá muita luz em suas vistas! ____ Entretanto, logo que você tentar olhar à sua volta, não conseguirá enxergar coisa alguma! Você estará ofuscado pela luz que está em você! Estará ofuscado porque esta luz não nasceu de você; ela não é você! Ela veio de fora e tomou você!
A questão não é buscar o Céu, buscar a Luz! Não se iluda! Observe que quanto mais você abrir os olhos para a luz (tanto os olhos físicos quanto o interesse pela luz) mais ofuscado você ficará! O “segredo” da iluminação é tão somente buscar não promover sombras em sua vida!
São as culpas, que projetam sombras! Nunca seja culpado pelo que é mal! Assim estará sempre na Graça!
O Céu de que eu falo é o Reino da Luz, o Reino de Deus! ____ Jesus disse outrora: “O Reino de Deus está próximo!” ____ Infelizmente, tanto os seus seguidores quanto os religiosos que o representam, entendem que a expressão “está próximo” refere-se ao fator tempo (está chegando... vai chegar???)! ____ Na verdade a citada expressão refere-se alegoricamente ao fator espaço! O Reino sempre esteve próximo de você! Se é que podemos dizer que “dentro” possa ser entendido como próximo!
Devemos, ainda, considerar, que a expressão “dentro” não se refere ao inverso de “fora”. Dentro, significa o seu existir; significa você, portanto! ____ Na minha existência está implícito o próprio Reino! Dê um grande salto na reflexão, e você entenderá isto!
São várias formas ilusórias que a humanidade tem de buscar “luz”! Quem busca fama, poder, prazeres, os vícios de uma forma geral, mostra desesperadas tentativas de projetar “luzes” em suas vidas! E se voce alcançar ou alcançou alguma dessas, voce será escravizado por elas! Qualquer uma delas! ____ Essas são luzes ilusórias que ofuscam as pessoas! Até mesmo as que conseguem alguma luz, em breve estarão no escuro absoluto! Porque a luz que vem de fora tem determinada autonomia! Um dia acabará!
O pior de tudo, a perda maior de tudo isso, é que a sua Luz Natural também se apagará por falta de uso! E ainda que a Misericordiosa Providência lhe ofereça eternamente a possibilidade de Ela ser acesa, voce não conseguirá facilmente reacendê-la; porque você não tem intimidade com Ela!

02/12/2011

O que é a Verdade?

Silvio Marques

Pelos tantos que vi por aí pregando, entendo baseado nesses exemplos, que são muitos os missionários que anunciam a Verdade como autênticos e, às vezes, competentes professores. E penso que seja a grande maioria.
Sejam rabinos, preletores, pastores ou sacerdotes, os religiosos anunciam a Verdade seguindo um roteiro daquilo que extraíram das suas respectivas fontes de consultas. E a isto se dá o nome de “doutrina”.
Entretanto, nem sempre, ou nem todos, conseguem reconhecer a Verdade quando estão diante dela. Se a Verdade tiver outro formato, outra idéia, outro mentor (principalmente) que não seja emanada da sua idéia religiosa, ela é rejeitada sem nem mesmo “ser aberto o pacote”. Mesmo porque, ainda que se preste a analisar até cuidadosamente; em razão de os seus princípios religiosos serem outros, não conseguirão apreender a essência exposta. Se não tiver a “cara” que os seus “olhos” conhecem, rejeitam-na. E a isto se dá o nome de “fundamentalismo”.
A Verdade viva, que é imutável e independe de doutrinas, só tem uma fonte e não está estabelecida em nenhum lugar de forma privativa ou exclusiva. Algumas organizações religiosas até pensam que detém a “patente”. Esta fonte é Deus. E em forma de Amor, Justiça e Leis, esta dentro de cada um de nós. _____ Graças dou!
Aquele que tem um coração verdadeiramente puro, ainda que não acerte nenhuma das perguntas de um determinado questionário elaborado para medir o seu conhecimento acerca da Verdade, não deve se sentir menor diante de Deus. E muito menos diante dos homens. Porque tudo se resume nisto: um coração puro.
O que importa o conhecimento; o que importa o pastor ou o discípulo, se não operarem o ensinamento? Sejamos, portanto, operários do Amor e da Justiça!
Não basta conhecer. Aquele ao qual lhe foi concedido conhecer, é porque foi escolhido para anunciar. Porém, mesmo não conhecendo basta vive-la. Basta viver a natureza divina, que é a nossa verdadeira essência, para que sejamos bem aventurados habitantes dos Céus.
A essência Divina é o Amor. Entretanto, não é imprescindível que se saiba disto. A Verdade é como o alimento material que alimenta o corpo. Não é preciso o corpo entender de nutrição para poder se alimentar e fortalecer-se. Basta comer. A necessidade do alimento, a fome, nos faz buscar esta provisão naturalmente. E eu quero dizer que a fome de felicidade em que o mundo vive, faria banquete todos os dias se as pessoas oferecessem mais Amor, simplesmente.
____ Ai desses “professores” quando não tiverem (ou não puderem) mais no que consultar! Terão perdido a “Luz”!
A Verdade deve ser vivida antes de ser anunciada. Vivida pelo menos numa profunda reflexão. Temos que anuncia-la como um testemunho vivido. Se não for assim, quem a ouvir fará uso dela como se estivesse tomado o nosso tesouro para si.___ Bom para eles!
Certa vez um religioso estava na porta do céu pelo lado de fora reverenciando a chegada dos novos espíritos que adentravam ao Paraíso. Nesse dia um de seus ex-discípulos que chegava, o reconheceu e perguntou:
____ Mestre, o senhor não vai entrar?
E esse mestre lhe disse:
____ Ainda não tenho permissão! Eu lhe ensinei, mas não pratiquei! Você praticou e por isso fez por merecer os céus! Eu, porém, só agora estou praticando para merecê-lo também!
Muitos “mestres” anunciam a Verdade (muitas vezes, inconscientemente) para mostrar para si mesmos que sabem; que são superiores. Estes devem fazer uma séria reflexão. Surpresos irão descobrir que ao invés de amor, tem alguma espécie de desprezo pelos que os ouvem.
Não devemos nos sentir superiores. Porque não somos mesmo. Qualquer sensação de superioridade é um desprezível sintoma de presunção e de falta de humildade. O auto-falante (a caixa de som) não é a verdadeira voz; por isso não deve ser louvado ou aplaudido. A voz também não é o fio condutor, e também não é o microfone. Porque o pastor deve pensar que é o grande elemento da questão, se nem é dono da própria voz? E o que dizer então da Verdade que anuncia? É ele o criador da Verdade? ____ Nós somos “auto-falantes de Deus”!
A propósito do titulo deste texto (O que é a Verdade?), ele parece não ter sido respondido no decorrer desta exposição. E o que o torna muito atraente é o fato de Jesus Cristo não ter respondido tal pergunta ao governador Pôncio Pilatos, conforme narrativa bíblica. Mas neste caso ele não o fez simplesmente porque sabia que devemos sempre observar três indispensáveis quesitos antes de anunciar a Verdade: a pessoa, o momento, o local. Naquela ocasião, nem o momento e, principalmente a pessoa, não se adequavam à ação. Porém eu lhes digo, em resumo, que a Verdade é o Bem. É nisto que se resume a Verdade Divina. E se te perguntarem o que é o Bem, diga-lhe que é o Amor e a Justiça. E, se não satisfeitos lhe perguntarem o que é o Amor e a Justiça; então lhe diga que isto é a Verdade. Mas se ainda voltarem ao principio perguntando-lhe: o que é a Verdade? Sejas então sábio e cala-te; pois você esta diante do histórico governador outra vez. São cheios da matéria, mas são pobres do espírito.
Muitos são os que ainda não tem amadurecimento para compreender a Verdade. Os mais imaturos são aqueles que vêem a morte como um fim. Esses terão surpresas. Entretanto, ainda que surpresos, não ficarão decepcionados. Afinal, se eles não têm nenhuma expectativa quanto à vida após a morte; não há do que se decepcionar. Decepção haverão de ter esses que pensam que Deus é propriedade particular de sua igreja e dos seus livros; e que pensam que eles têm lugar reservado nos céus porque falam em nome de Deus. A senha não esta na boca que anuncia, mas no coração puro de amor que pratica, reage e vive.
Mesmo que se anuncie a Verdade de forma equivocada, que se anuncie um deus ilusório ou incorreto; se a intenção ardente é a de iluminar o outro por crer no que crê, e age por instinto de Amor; tanto este quanto também o outro, porque crê também, estarão iluminados. Estes já alcançaram infalivelmente o Reino de Deus. Só o Amor salva. Só o Amor salva.
Amemos! Isto é Vida! Isto é, em resumo, a Verdade!

Importantes informações

  Nota de agradecimento e importantes informações aos Leitores e                              seguidores deste Blog em todo o planeta. Ess...